Gleide Expõe na França Imprimir
Escrito por Administrator   
Sex, 30 de Julho de 2010 21:53

Os Ipês

As árvores “ ipês ” sempre exerceram um grande fascínio sobre mim, e quando encontro uma árvore de ipê, seja na cidade, seja no horizonte, fico impressionada com sua esplêndida e exótica beleza, e penso na grande realização e na perfeição da natureza que somente ele: “Deus” poderia realizar.

O “ ipê ” como tema, foi escolhido por ser uma árvore nativa em nosso Estado, e pelas cores fortes e virtuosas, muito presente em nossa cidade.

Para desenvolver este tema, servi-me de diversos recursos de imagens, principalmente de fotografias, lembrando que Coubert, assim como: Degas e Toulouse Lautrec, também utilizaram largamente de material fotográfico para executarem suas pinturas.

É importante citar ainda, que a florada de ipês, fascina cada cidadão sensível a sua beleza, fazendo parte de nossa região, por esse motivo tentei passar um pouco dessa magia para a tela.

TEMA: FLORADA DE IPÊS

O tema ipê ”: primeiramente quero registrar a grande admiração e carinho pelo tema paisagem, principalmente pelos ipês . Há algum tempo venho catalogando as mais diferentes imagens desta frondosa árvore para um estudo que somente agora floresceu em minhas telas.

O ipê , (tabebuia), árvore encontrada em todo território nacional, também nativa do Estado de Mato Grosso do Sul, pode ser encontrado em 3 cores: branco (mais raro), amarelo e roxo. É uma das árvores mais exuberante de nossa região, plantada em grande número em nossa cidade, chegando a medir de 15 a 20m de altura, e seu tronco de 40 a 80 cm de diâmetro.

Sua madeira é pesada, dura e de grande durabilidade, é ótima para usos externos como: vigas de ponte, postes, moirões, confecção de artefatos torneados, bengalas, carrocerias, tonéis, etc.

Esta árvore também é extremamente ornamental, constituindo seu florescimento num belo espetáculo da natureza, suas flores são nascidas em cachos depois de todas as folhas caírem; sua florada é anual começando no final de julho, prolongando até setembro, sendo por isso escolhida como “ árvore símbolo do país”, através de decreto federal.

O ipê roxo, também tem seu uso utilizado em caráter medicinal pela população, sua casca é utilizada como chá para cura de doenças inflamatórias em geral. Dizem os antigos que ela é até capaz de curar “câncer”.

Gleide Inês

Última atualização em Sáb, 05 de Fevereiro de 2011 14:24